I made this widget at MyFlashFetish.com.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Geografia - A China Maoísta

Na parte continental do território chinês, Mao Tse-tung tomou as terras dos grandes proprietários , mas os pequenos agricultores puderam continuar trabalhando nas proprias terras .
Entre 1949 e 1955 conviveram na China diversas formas de produção agricola e industrial. Existiam desde algumas pequenas propriedades familiares que se ajudavam mutuamente até grupos de 50 familias que formavam cooperativas . O modo econômico que mais se expandiu foi das Comunas Populares , nas quais não existia propriedade particular e tudo era dividido coletivamente .
Após se declarar socialista , em1949 , a China passou a receber da URSS para promover sua industrialização . A partir de 1950 , a organização socioeconômica do país baseou-se nos Planos Quinquenais . Elaborados a cada cinco anos , esses programas dedicavam-s ao desenvolvimento da indústria pesadas , das ferrovias , à expansão da rede elétrica e aos temas sociais , como habitação , educação e emprego .
As relações entre a China e a União Soviética não eram tão boas . Por exemplo , os chineses exigiam a ajuda soviética para desenvolver armas nucleares e não eram atendidos .
Sem a forte ajuda soviética , as indústrias não cresciam o suficiente para promover o desenvolvimento social da China . Faltava Absolutamente tudo .

Nenhum comentário:

Postar um comentário