I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

filosofia -Antônio Viera

Vieira nasceu em Lisboa a Cristóvão Vieira Ravasco, filho de um mulato mulher, e de Maria Azevedo .Acompanhando seus pais para Brasil em 1615, recebeu sua educação na jesuita faculdade na Bahia .Entrou para o jesuíta novinciado em 1625 e, dois anos mais tarde o seu primeiro pronunciado votos . Na idade de dezoito anos, estava ensinando retórica e um pouco mais tarde dogmática teologia , no colégio de Olinda, além de escrever as cartas anuais "da província.

Em 1635 ele recebeu o sarcedotes . Ele logo começou a distinguir-se como orador, e os três patriócos sermões que pronunciou na Bahia (1638-40) são notáveis por sua força imaginativa e da dignidade da linguagem. O sermão para o sucesso das armas de Portugal contra a Holanda foi considerado pelo Abbé Raynal ser "talvez o mais extraordinário discurso de que nunca ouvi de um púlpito cristão."

P. António Vieira, pregando

Quando a revolução de 1640 colocou D.Jõao IV no trono de Portugal, o Brasil deu-lhe sua lealdade, e Vieira foi escolhido para acompanhar o filho do vice-rei para Lisboa, para felicitar o novo rei. Seu talento e aptidão para os assuntos impressionado João IV tão favorável que o nomeou pregador real, deu-lhe o livre acesso ao palácio, e ele constantemente consultado sobre o negócio do Estado.

Dotado de grande perspicácia política e conhecimento das lições da história, Vieira usou o púlpito como tribuna da qual ele propôs medidas para melhorar a economia geral e em particular a condição de Portugal. Sua pena foi tão movimentada como a sua voz, e em quatro panfletos notável, ele defendeu a criação de empresas de comércio, a abolição da distinção entre cristãos-novos e antigo, a reforma do processo da Inquisição e à admissão de judeus estrangeiros e comerciantes , com garantias para a sua segurança de perseguição religiosa. Além disso, ele não poupou o seu próprio estado, no seu sermão da Sexagésima, corajosamente, atacou o atual estilo de pregação, suas sutilezas, afetação, obscuridade e abuso de metáfora, e declarou que o ideal de um sermão para ser aquele que mandou embora " Não contente com o pregador, mas descontente com eles. "

Em 1647, Vieira começou sua carreira como diplomata , no decurso da qual ele visitou a Inglaterra, França, Holanda e Itália. Em seuPapel Forte, ele pediu a cessão de Pernambuco aos holandeses como o preço da paz, enquanto a sua missão de Roma, em 1650, foi realizado na esperança de arranjar um casamento entre o herdeiro do trono de Portugal e da única filha do rei Filipe IV de Espanha . Seu sucesso, a liberdade de expressão e de zelo reformador tinha feito inimigos por todos os lados, e só a intervenção do rei impedido a sua expulsão da Companhia de Jesus , de modo que a prudência aconselhava seu retorno ao Brasil.



Padre António Vieira, por artista desconhecido no início do século 18.

Nenhum comentário:

Postar um comentário