I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

ciências - alimentação e digestão

O processo digestivo inicia-se pela boca, isto é, através da mastigação, no qual ocorre a umidificação (com o auxílio da saliva) e trituração do alimento que o transforma em bolo alimentar. Nesta etapa do processo que se inicia a digestão ocorre a quebra do amido, um tipo de açúcar. O tubo do aparelho digestivo, a faringe está unida aos ossos e cartilagens para auxiliar na deglutição, isto é, no ato de engolir o alimento. Após passar pela faringe, o bolo alimentar se dirige através do esôfago, um tubo muscular alongado que é ligado ao estômago. O alimento é empurrado através de movimentos peristálticos, ou melhor, através de contrações musculares até chegar ao estômago. O estômago tem o formato de uma bolsa, e é nele que ocorre a quebra das proteínas e gorduras.
Após passar pelo estômago, o bolo alimentar começa a se encaminhar para a porção duodenal do intestino delgado, e é no intestino delgado que continua a quebra dos carboidratos e proteínas, e também a absorção dos mesmos pelo organismo. Seguindo seu caminho, agora chamado de bolo fecal o alimento segue para o intestino grosso, no qual é feita a absorção da água, assim forma-se o material que não é absorvido pelo organismo que consequentemente será eliminado.
Ao final do processo digestivo, o bolo fecal chega ao ânus, já as fezes passam pelo reto até que ambos chegam à privada. Algo interessante a ressaltar é que quanto maior for o tempo no qual o bolo fecal se encontre presente no intestino grosso, mais água será absorvida e assim mais ressecada sairá às fezes. Além disso, ocorre-se a diarréia quando as floras intestinais não estão atuando de forma correta, desta forma, não há absorção de água, por este motivo as fezes saem mais líquidas e é indicado que o indivíduo beba água neste período de enfermidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário